A Polícia Militar do Rio de Janeiro deu início, na manhã desta quinta-feira (6), à Operação Impacto, voltada para o combate a criminosos especializados em roubos de veículos e de rua. A primeira fase da operação acontece em 23 bairros da Zona Norte, sob a jurisdição do 3º BPM (Méier).
A base da operação foi instalada no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, servindo como centro de comando das ações coordenadas pelo 1º Comando de Policiamento de Área (CPA). Cerca de 250 agentes de unidades especializadas e operacionais estão envolvidos na operação, utilizando blindados, drones, câmeras de monitoramento e motocicletas para ampliar o alcance das ações.
Os bairros atendidos incluem Méier, Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cachambi, Del Castilho, Maria da Graça, Água Santa, Riachuelo, Rocha, Sampaio, Todos os Santos, Abolição, Pilares, Inhaúma, Engenho da Rainha, Piedade, Tomás Coelho, Encantado, Lins de Vasconcelos, Jacaré, Jacarezinho e São Francisco Xavier.
Operação Torniquete Atinge Criminosos de Roubo de Cargas e Lavagem de Dinheiro
Paralelamente, a Polícia Civil também desencadeou a segunda fase da Operação Torniquete, focada em desarticular um sofisticado esquema criminoso que envolve roubos de cargas e veículos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro. Tiros foram registrados nas primeiras horas da manhã no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, onde os agentes cumprem 74 mandados de busca e apreensão.
As ações da Polícia Civil se concentram nas comunidades de Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, mas também se estendem a outras regiões da capital, da Baixada Fluminense e até outros estados, como Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina.
As operações simultâneas refletem o esforço conjunto das forças de segurança para combater a criminalidade organizada e reduzir os índices de violência na cidade e na região metropolitana do Rio de Janeiro.